O deputado federal Sérgio Souza (MDB), afirmou nesta terça-feira, 26 que a XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios é um momento importante  para garantir atenção da União às reivindicações dos municípios paranaenses, prefeitos e representantes municipalistas.

Souza defende um novo Pacto Federativo – divisão de responsabilidades e arrecadação – e garantir, aos municípios, a independência do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), composto por transferências da União para os municípios.

“O problema é que o município acumula responsabilidades, mas não arrecadação. A maior parte dos tributos e impostos fica com a União, é preciso um novo modelo tributário que destine mais recursos para os municípios”, defende.

A XXIII Marcha dos Prefeitos acontece até quinta-feira, com o tema Município:  o caminho para um Brasil melhor,  e contou com cerca de seis mil inscritos no maior evento municipalista da América Latina.  Participaram  da abertura oficial da Marcha  autoridades dos três Poderes e  pré-candidatos à presidência da República.

Entre as pautas previstas para serem discutidas no evento está o PLS 4.576/2021 que regula associações de Municípios, fundamental para o movimento municipalista, também será discutido. O projeto tem objetivo de estabelecer um marco jurídico para as atividades das associações de municípios.

marcha dos prefeitos - Deputado Sérgio Souza defende a bandeira do municipalismo
Abertura solene da XXIII Marcha ocorre nesta terça-feira com a presença de diversas autoridades

Cadastre-se aqui

  • Post category:Notícias

Deixe um comentário