O lançamento do Plano Safra 2022/23 deve acontecer na próxima quarta-feira (29). A informação é do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR).

Nesta terça-feira (21), na sede da FPA, em Brasília (DF), o parlamentar disse que o volume de recursos e as taxas de juros das linhas do novo Plano Safra ainda estão em discussão.

Sérgio Souza também falou que vai se reunir com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, ainda nesta terça-feira, para tratar do assunto.

O Mapa solicitou ao Ministério da Economia um orçamento no valor de R$ 330 bilhões, volume 30% maior do que o plano anterior.

FTSS - Plano Safra 22/23 pode ser lançado na próxima quarta-feira (29)
Segundo presidente da FPA, deputado Sérgio Souza, volume de recursos e taxas de juros do novo Plano Safra ainda estão em discussão

Mas, segundo integrantes do governo, isso não tem sido uma tarefa fácil. Um dos entraves é a alta da Selic, a taxa básica de juros, que obriga o governo a alocar mais dinheiro para compensar a diferença entre a taxa de juros de mercado e a subsidiada, que é mais baixa.

A deputada Aline Sleutjes (PSL-PR), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, lembrou a dificuldade que o setor enfrenta, desde fevereiro, para concluir o Plano Safra 2021/22, em função justamente da alta dos juros e da taxa Selic. No mês passado, o governo autorizou o remanejamento de quase R$ 1,1 bilhão para a equalização de juros do Plano Safra 21/22.

“Agora nós temos um grande desafio: encontrar recursos para equalizar o novo Plano Safra. Eu acredito que, com todo esforço do Mapa e da Economia, e com todo o apoio dos parlamentares do Agro, nós conseguiremos, até o final da próxima semana, ter nas mãos um plano safra compatível com as necessidades do Brasil”, disse Sleutjes.

Fonte – Canal Rural

Cadastre-se aqui

  • Post category:Notícias

Deixe um comentário