O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) apresentou projeto de lei (PL 4240/2021) para que Cruzeiro do Oeste, município da região Noroeste do Paraná, receba o título de Vale Nacional dos Dinossauros. Na região cinco animais pré- históricos foram encontrados, incluindo dinossauros.
O primeiro fóssil foi encontrado em 1971, mas só foi de fato estudado para identificação de uma espécie pré-histórica 40 anos depois. Em 2019 , os pesquisadores também descobriram o primeiro dinossauro do Paraná, batizado de Vespersaurus paranaensis.

dino - Projeto garante a Cruzeiro do Oeste o título de Vale Nacional dos Dinossauros
Fóssil encontrado por pesquisadores da UEM. Rosi Rodrigues / UEM

No ano passado, o Museu Nacional do Rio de Janeiro catalogou outra espécie encontrada na cidade, o “ Berthasaura leopoldinae”, que de acordo com os pesquisadores, o dinossauro é de porte pequeno e tem aproximadamente um metro de comprimento.

De acordo com Souza, a importância da proposta é tornar Cruzeiro do Oeste conhecida nacionalmente, já que nos últimos dois anos atraiu diversos estudiosos em paleontologia que visitam a cidade e trazem projetos para o incremento turístico. “Esse achados são de grande importância não só para Cruzeiro do Oeste, como para o nosso país”, destaca .

Para a prefeita de Cruzeiro do Oeste, Helena Bertoco, o projeto vai contribuir muito para o desenvolvimento do município. “Teremos uma marca conhecida nacionalmente e internacionalmente, e vamos alavancar o turismo da nossa região fazendo a diferença em todo o estado do Paraná”, afirma.

museu - Projeto garante a Cruzeiro do Oeste o título de Vale Nacional dos Dinossauros
Sérgio Souza durante visita ao Museu de Paelontologia de Cruzeiro do Oeste.

Os dinossauros encontrados em Cruzeiro do Oeste viveram no período Cretáceo,  cerca de 145 milhões a 66 milhões de anos atrás.

 

Cadastre-se aqui

  • Post category:Notícias

Deixe um comentário