Um debate entre a bancada do Paraná no Congresso Nacional e o governador Carlos Massa Ratinho Junior discutiu o processo em andamento para as novas concessões de rodovias no Estado. Por força de lei, uma nova licitação deve ser feita em 2021. Na disputa, quase 4 mil quilômetros de estradas.
O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), relator da Nova Lei das Concessões de Rodovias, Portos e Ferrovias, mostrou muita preocupação com alguns pontos, principalmente aos que se referem as concessões das rodovias. “Acho que a população merece um processo bem transparente e me preocupa a falta de informações e esclarecimentos sobre o procedimento de concessão”, disse. Para ele, a inserção da outorga no edital é prejudicial ao Estado e a população. “A inclusão da outorga vai fazer com que as tarifas fiquem mais caras”, enfatizou Sérgio Souza.
O governador Ratinho Junior concordou sobre a necessidade de se ter transparência e contratos mais justos. “Temos tido cautela nesse processo porque é um tema delicado, mas vamos ampliar a nossa capacidade rodoviária, deixá-la mais moderna e acessível. Existe a disposição de todos os envolvidos para encontrar a melhor equação”, afirmou.
De acordo com o projeto de concessões rodoviárias do Paraná, o Anel de Integração ganhará mais de 1,3 mil quilômetros de rodovias. O estudo é tocado pela Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL), em parceria com o IFC, braço de projetos do Banco Mundial.
O desenho final do Anel de Integração será divulgado apenas no próximo ano, depois das consultas públicas, quando será encaminhado para licitação. As novas gestões assumem já a partir de novembro de 2021, quando vencem os contratos assinados na década de 1990.