O ministro da Justiça, Sérgio Moro, disse esperar que o pacote anticrime entre na pauta de votação do Congresso Nacional ainda em 2019. Após reunião com membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), nesta terça-feira (04), Moro afirmou que o Governo Federal acredita no projeto e que, por isso, alimenta esta expectativa.
Apresentado no início do ano, o pacote anticrime idealizado por Sérgio Moro perdeu velocidade no trâmite depois que o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso a proposta de Reforma da Previdência.
Na FPA, Moro voltou a defender que o projeto seja um forte instrumento para continuar o combate à criminalidade. “Temos tido uma redução dos principais indicadores criminais desde o início do ano, mas nós entendemos que podemos fazer mais com melhores instrumentos legais. Esse é o momento de o Congresso mandar um recado forte a população e ao mundo do crime”.
De acordo com o vice-presidente da FPA, deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), a visita de Moro ao colegiado é muito pertinente já que a criminalidade no campo é uma prioridade da Frente. “Nós precisamos da responsabilidade do Estado nesse sentido e sabemos que boa parte dos crimes, como contrabando, vem das fronteiras e passam pelas propriedades dos produtores rurais”, explicou.
Sérgio Souza relatou que Moro apresentou os motivos de urgência para aprovação do conjunto de medidas que visa aprimorar a segurança pública do país. “O ministro foi claro em suas colocações e nos mostrou a necessidade de alteração de alguns pontos que foram desfigurados e que precisam ser alterados antes da aprovação da matéria”.