O Paraná vai exportar, nesta semana, 87 mil toneladas de soja diretamente do porto de Paranaguá para Amsterdã, na Holanda. Os grãos serão transportados pelo “Jubilant Devotion”, um navio do Panamá que parte rumo ao continente europeu com a totalidade da carga.
A embarcação, de 245 metros de cumprimento e que conta com equipamentos de última geração, vai transportar sozinho as 87 mil toneladas, o equivalente a 2.900 carretas carregadas de soja. É o maior navio cargueiro a atracar no porto paranaense.
Exportações como esta realizada para a Holanda alavancaram a economia paranaense. Há uma semana, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) revelou que o Estado teve desempenho na economia superior à média nacional, em 2017. O Paraná cresceu 2,5%, enquanto o Brasil apresentou alta de 1% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Na ocasião, o deputado federal Sérgio Souza disse que o setor produtivo vem alavancando a economia não só do Paraná, mas do Brasil. “Esta é uma demonstração clara de que a economia do Estado superou a crise e que não estamos mais em recessão. Mas precisamos manter as políticas de desenvolvimento que foram implantadas no último ano ao setor produtivo”, comentou o parlamentar.
>> Veja mais no site do G1.