O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) aproveitou reunião da bancada paranaense no Congresso Nacional, na quarta-feira (16), para chamar atenção para o processo de concessão de rodovias que se iniciou no Paraná. Ao todo, serão licitados 4,1 mil quilômetros de estradas estaduais e federais em todo Estado, até 2021.
De acordo com o parlamentar, é preciso unir forças nesse momento para que os erros do passado não se repitam. “Precisamos trabalhar para que as rodovias que serão pedagiadas no Paraná tenham menor tarifa, sem outorga”, afirmou, lembrando que os preços abusivos cobrados há mais de 20 anos não levaram benfeitorias e segurança aos motoristas.
Na Câmara dos Deputados, Sérgio Souza foi relator da Nova Lei das Concessões de Rodovias, Ferrovias e Aeroportos. O parlamentar inseriu na Lei Federal 13.448/2017 um dispositivo que proibiu a prorrogação dos atuais contratos de pedágios no Paraná. A prática, nociva ao bolso do cidadão, já vinha se repetindo há décadas.
As novas licitações serão realizadas pelo Governo Federal, diferentemente do que ocorreu na década de 1990 quando foram feitas pelo Governo Estadual. A expectativa, agora, é que os novos preços sejam mais justos e compatíveis com o que ocorre em outras regiões do Brasil. “No Paraná, pagamos R$ 13 para percorrer 100 quilômetros em pista simples. Em Santa Catarina, por exemplo, esse preço cai para perto de R$ 6 em pista dupla. É isso que esperamos”, disse Sérgio Souza.
Mais de 4 mil quilômetros
Recentemente, o Governo Federal anunciou o pacote de concessões de rodovias. Nesse pacote, foram incluídos 4,1 mil quilômetros de rodovias que cortam o Paraná. Entre os novos trechos estão as rodovias estaduais PRs 323, 280 e 092 e trechos menores de contorno nas cidades de Londrina Ponta Grossa e Cascavel. Por outro lado, foram excluídas as PRs 445 e 446, importante rota de ligação entre Londrina e Guarapuava, cortando o Vale do Ivaí.
Veja o mapa do novo modelo
- Desenho atual do Anel de Integração (em cinza)
- Rodovias estaduais e federais que serão incluídas no novo pedágio federal (em azul)
- Rodovias estaduais que não serão incluídas no novo pedágio federal e devem ser concedidas como PPP (em vermelho)