Uma bela notícia aos paranaenses. Os preços dos pedágios cobrados nas praças do Paraná tiveram redução, nesta terça-feira (30), após decisão judicial. O recuo nas tarifas foi entre 19% e 25%, um alívio ao consumidor.
Relator da MP das Concessões na Câmara dos Deputados, o deputado federal paranaense Sérgio Souza (MDB) comemorou a notícia. “Vários agentes estão trabalhando há anos para que os paranaenses não continuem pagando os absurdos que hoje pagam. Além da decisão judicial, vale lembrar o trabalho do Poder Legislativo que proibiu a renovação dos contratos realizados na década de 90, como é o caso do nosso Paraná”, disse o parlamentar.
>> Conheça o trabalho de Sérgio Souza sobre pedágios.
Sérgio Souza conta como se chegou ao texto final da atual Lei Federal 13.448/2017: “Essa lei é nacional, mas foi pensada muito no Paraná, onde há uma forte discussão em torno do pedido de prorrogação antecipada dos contratos de rodovia. Desde o início, as concessões firmadas no Estado se mostraram muito onerosas para os usuários, a ponto de inviabilizar a atividade produtiva em muitas regiões. Temos um monopólio ferroviário e um Anel de Integração rodoviário que, na verdade, transformou-se num anel de engessamento de investimentos industriais e num grande indutor de elevação no custo de produção, principalmente do agronegócio”.