A estação mais esperada do ano, o verão será também chuvoso em todo o Paraná. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, este deverá ser o período mais chuvoso dos últimos três anos. A previsão é de um volume de chuva acima do normal em todo o Estado. A exceção, de acordo com a estimativa é de que o norte paranaense tenha precipitações dentro da normalidade.
Outra característica deste ano será a grande incidência de raios e ventanias. Que merecem também atenção especial assim como as fortes tempestades. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a estimativa é de que 50 milhões de ´faíscas´ caem no Brasil por ano e causam a morte de 130 pessoas. Porém, até 80% destas mortes poderiam ser evitadas se a população soubesse como agir em momentos de tempestades com raios.
Confira cinco dicas que podem ajudar em casos de tempestades com raios:
Campos abertos
A dica é fugir de locais abertos como praias, campos de futebol ou plantações e se abrigar em construções seguras de alvenaria. Uma casa ou um prédio com para-raios é o mais indicado, porém não se deve ficar próximo às janelas.
Interior de veículos
A pessoa só estará a salva dentro do veículo, se ela não estiver tocando em nenhuma região de metal. Afinal, ao cair sobre o carro, o raio irá se espalhar pela lataria do automóvel e poderá causar a morte de seu ocupante. Por isso, a dica é estacionar o veículo num local apropriado, desencostar dos detalhes metálicos e esperar a tempestade passar.
Mantenha distância de eletrônicos
Nunca tome banho em chuveiro elétrico durante uma tempestade, pois caso um raio atinja o edifício poderá alterar as voltagens do aparelho e ocasionar um forte choque elétrico. Outra dica importante é desconectar os eletrônicos da tomada, pois eles também podem transmitir eletricidade e causar um choque aos usuários.
Mantenha distância da água
A água é um dos melhores condutores de eletricidade que existem (em especial, a água salgada) e com isso, atrai os raios. Por tanto, é fundamental sair/ evitar lugares como praias, piscinas e lagoas durante tempestades de raios
Não se abrigue em árvores ou guarda-sóis
Se proteger sob um guarda-chuva, árvore ou qualquer tipo de local que possa servir como um ‘para-raios natural’ é um dos maiores riscos que existem em casos de tempestade. O mais prudente é evitar estes lugares e se abrigar numa construção de alvenaria.