Relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado este mês sobre a safra de grãos 2018/2019, mostra que o Paraná se destaca como o estado que possui a segunda maior área plantada do país. Ao todo, são 9,5 milhões de hectares cultivados, com uma produtividade estimada de 36,7 milhões de toneladas.
Apesar da interferência do clima, a produção supera a marca positiva do ano anterior. O grau de eficiência produtiva média do país deve passar dos 3.692 para 3.738 kg/ha. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse aumento deve ser puxado pela produção de milho e de caroço de algodão. Em contrapartida, é previsto declínio da colheita de soja, arroz e feijão.
Para o deputado federal paranaense Sérgio Souza (MDB), apesar das adversidades climáticas em algumas regiões, o aumento da produção é muito bom. “Mas temos que pensar no acionamento de políticas públicas que garantam as próximas safras”, ponderou, referindo-se principalmente ao seguro rural e o apoio à comercialização. “No Paraná, tivemos uma redução de 12% na produção, se comparado ao mesmo período da safra passada. A safra anterior rendeu um volume de 22,7 milhões de toneladas e esta deu apenas 19,9 milhões”, esclareceu o parlamentar.
Café de Qualidade
O café de Ivaiporã foi considerado o quinto melhor café do Brasil pelo concurso da Associação Brasileira da Industria do Café (ABIC), divulgado na semana passada. Ele foi classificado como um café com aroma e sabor de lima e cereais, adocicado. “Fico feliz por saber que os produtores da minha cidade natal conseguiram alcançar essa excelência no grão. Parabéns a todos”, comemorou Sérgio Souza.