Trabalho e nova tecnologia determinaram o crescimento, destaca o deputado.
“Os números positivos previstos para safra de grãos deste ano, estimada em 220 milhões de toneladaS, tem grande contribuição da agricultura paranaense. ” O destaque foi feito pelo deputado federal Sérgio Souza (PMDB) que recebeu prefeitos em seu gabinete de Brasília na manhã de hoje (21).
O parlamentar citou dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), atribuindo ao aumento da produtividade as principais razões para o prognóstico favorável do faturamento da agropecuária. O trabalho e o investimento em novas técnicas pelo agricultor do Paraná ajudaram a determinar o resultado, disse o parlamentar.
Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Valor Bruto da Produção (VBP) esperado é de R$ 545,9 bilhões, superior ao do ano passado, que foi de R$ 530 bilhões. Com aumento real de 2,9%, o produtor rural tem muito o quer comemorar, acrescentou o deputado.
BOM DESEMPENHO – Para Sérgio Souza, o aumento previsto para a produção de milho, soja, arroz, algodão, e feijão é a principal fonte do crescimento da renda da agricultura em 2017, com as lavouras representando 66,8% do VBP, e a pecuária, 33,2%. Em relação a 2016, as lavouras tiveram crescimento real no valor de 5,6%, e a pecuária decréscimo de 2,2%.
Entre os produtos para os quais se espera bom desempenho do VBP, segundo a CONAB, podem ser citados o algodão herbáceo, com aumento real de 14,9%, amendoim com 25,9%, banana com 16,5%, feijão com 38%, milho com 33%, fumo com 22,2%, soja com 5,7% e uva com 30,3%.
Na pecuária, o melhor desempenho vem sendo observado em carne suína, leite e ovos. Esses produtos vêm tendo melhora nos preços neste ano, de acordo com a CONAB.
Fonte: Jornal do Oeste