O deputado federal Sérgio Souza atendeu nesta sexta-feira (20) em Londrina, mais de 20 prefeitos, vereadores e líderes políticos da região norte do estado.
Eles trouxeram ao deputado as reivindicações das cidades e as necessidades de investimentos em áreas prioritárias como saúde e educação. A grande maioria dos municípios apresentou ao parlamentar a dificuldade financeira para realizar investimentos.
Os prefeitos pediram ao deputado atenção especial para a reformulação do Pacto Federativo. ” Os municípios ficaram com a maior parte das obrigações, tirando quase que a totalidade delas do governo federal. Porém, toda a concentração de receitas está na União, que repassa o insuficiente para as cidades. Temos conversado constantemente para reformularmos isso e assim melhorar a vida da população,” afirmou Sérgio Souza que é vice-presidente da Comissão do Pacto Federativo na Câmara Federal.
Para o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, a aproximação com o parlamentar é de extrema importância. “O Sérgio é um deputado que não está lá só para apertar botão. É engajado nas causas do estado como agricultura, infraestrutura e outras mais. É municipalista, conversa calmamente com os prefeitos e nos dá a atenção que precisamos aqui no estado e em Brasília,” destacou o prefeito
Infraestrutura- Sérgio Souza discutiu ainda com os prefeitos da região um projeto de novo traçado rodoviário que cortaria todo o Estado do Paraná, saindo do interior de São Paulo e chegando até Santa Catarina.
Outro tema discutido foi a ampliação do aeroporto municipal. O superintendente da Infraero, Marcus Pio, e empresários locais, apresentaram ao deputado o projeto que será levado ao Governo Federal para analisar a viabilidade de execução. ” Este é um tema que gera muita discussão. A ampliação é urgente para que assim, o aeroporto possa atender a demanda da cidade e, principalmente, de toda a região,” ressaltou Sérgio Souza.
Participaram da reunião representantes dos municípios de Cafeara, Bela Vista do Paraíso, Arapongas, Sertanopolis, Santa Mariana, Rolândia, Rancho Alegre, São Sebastião da Amoreira, Assaí, Pitangueiras, Cambé, Ibaiti, Tamarana, Leopolis, Porecatu, Ibiporã e Londrina