A Câmara Setorial do Açúcar e Álcool convidou o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR), também presidente da Frente Parlamentar do Setor Sucroenergético para falar com representantes da área na reunião desta quarta-feira (16/9), no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“Temos tentado fazer um bom trabalho para fortalecer o setor, que passa por dificuldades. Sabemos da importância do sucroenergético e precisamos de soluções imediatas”, disse Souza, que também fez questão de salientar que “trabalha em prol da diminuição do custo de produção”.
Segundo informações da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), atualmente o setor de açúcar e álcool no Brasil passa por uma fase de ciclo de preços baixos e câmbio desvalorizado. Pela primeira vez, em cinco anos, a safra terá deficit global de quase três milhões de toneladas de açúcar. A Abag apresentou ainda a cana-energia, um produto que produz mais açúcar, etanol e energia elétrica do que a cana comum.
Cide
– Outro assunto da reunião foi a volta das Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O presidente da Frente do Sucroenergético reforçou que este tema sempre esteve na pauta prioritária. Explicou ainda aos representantes do setor que levou a questão até a ministra da Agricultura, Kátia Abreu e para outros ministros.
“Nós temos que demonstrar ao governo que a Cide é importante e pode ajudar na atual situação de crise em que o país se encontra”, esclareceu o Souza. A recomposição do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima) e o etanol na COP 21 (Conferência do Clima) foram outras pautas abordadas pelo deputado, na reunião.
Participaram também a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), União dos Produtores de Bioenergia (Udop), Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Ministério de Minas e Energia (MME), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação dos Plantadores de Cana (Feplana), União Nordestina dos Plantadores de Cana (Unida), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana).