O processo seletivo do EaD IFPR 2019 está oferecendo 8735 vagas em cursos técnicos para quem já tiver concluído o Ensino Médio, distribuídas em 70 cidades do Paraná. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.ead.ifpr.edu.br até o dia 11 de novembro.
O ensino a distância utiliza em seus cursos técnicos um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e conta com Núcleos de Tecnologia e Educação a Distância – Nutead e o auxílio das prefeituras parceiras para o desenvolvimento das atividades presenciais.
Para participar, é necessário ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais e obrigatórios e para acompanhar e realizar as atividades no AVA. Uma vez por semana ocorrem os encontros presenciais, conforme o calendário acadêmico de cada curso.
Para o deputado Sérgio Souza, que trabalha pela expansão do ensino técnico e superior no Paraná, as novas vagas são uma oportunidade única. “No meu tempo de estudante, a gente tinha de sair da nossa cidade para avançar nos estudos na capital. Hoje, graças a esses cursos, os jovens podem permanecer perto de suas famílias e continuar a vida acadêmica, disse.
Cursos oferecidos:
-
Curso Técnico Subsequente em Administração
-
Curso Técnico Subsequente em Agente Comunitário de Saúde
-
Curso Técnico Subsequente em Logística
-
Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente
-
Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho
-
Curso Técnico Subsequente em Serviços Públicos
-
Curso Técnico Subsequente em Vendas
Inscrições gratuitas
Acesse: www.ead.ifpr.edu.br
Saiba mais sobre a distribuição de vagas: http://ead.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/10/Anexo-I-Quadro-de-Vagas.pdf
Vagas
Conforme as informações da inscrição, são criadas categorias para garantir e incentivar que 80% das vagas sejam destinadas à inclusão: 60% delas são voltadas a estudantes de escolas públicas; 10% para candidatos negros ou pardos; 5% para indígenas; 5% para pessoas com deficiência.
A divisão das vagas para estudantes de escolas públicas garante que metade sejam ocupadas de acordo com a renda das famílias, de até um salário mínimo e meio, considerando a reserva de vagas proporcional para negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.
Provas
Ocorrem entre os dias 19 e 23 de novembro de 2018, realizadas online no polo e aplicadas somente na cidade que oferta os cursos para os quais os candidatos se inscreveram.
Classificatórias: compostas de 40 questões, divididas em 15 de língua portuguesa, 15 de matemática e 10 questões de conhecimentos gerais.
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 07 de dezembro de 2018, na página virtual da EaD.
Cidades que ofertam cursos:
- Almirante Tamandaré
- Antonina
- Arapoti
- Brasilândia do Sul
- Cafelândia
- Cambira
- Corbélia
- Faxinal
- Francisco Alves
- Goioxim
- Guaíra
- Icaraíma
- Iretama
- Itaipulândia
- Ivaté
- Jaboti
- Jesuítas
- Maria Helena
- Marilândia do Sul
- Marumbi
- Matelândia
- Mauá da Serra
- Mercedes
- Perobal
- Pérola
- Pinhalão
- Porecatu
- Quatro Pontes
- Ramilândia
- Ribeirão do Pinhal
- Rio Azul
- Rio Branco do Ivaí
- Santa Tereza do Oeste
- Sertanópolis
Dados
O número de estudantes matriculados em graduação à distância no Brasil cresceu 17,6%, entre 2016 e 2017. De acordo com o Censo da Educação Superior 2017, este foi o maior avanço em um ano desde 2008.
O Brasil totalizou 1,8 milhão de universitários estudando a distância, o que representa mais de 20% do total de graduandos em 2017, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Somente em 2017, o país contabilizou 8.286.663 alunos no ensino superior e outros 4.248 em cursos sequenciais de formação específica. Em uma década de análise, o Censo registrou um aumento de três vezes mais estudantes que aderiram ao EaD, 226%.