A futura unidade atuará com ênfase nas cadeias produtivas da suinocultura, avicultura e piscicultura.

lideran%C3%A7as Toledo - Com apoio do Deputado Sérgio Souza, Embrapa instalará unidade de pesquisa e inovação no Biopark  de Toledo no Paraná

Lideranças de Toledo (PR) com o deputado federal Sérgio Souza, em Brasília: grande conquista /Divulgação

Uma conquista de extraordinária importância para a agropecuária da região Oeste do Paraná foi obtida ontem (06), em Brasília, e anunciada pelo prefeito de Toledo (PR), Beto Lunitti: a implantação de uma Unidade de Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no município toledense. A futura unidade atuará com ênfase nas cadeias produtivas da suinocultura, avicultura e piscicultura, e deverá ser instalada no Biopark.

A confirmação da vinda da Embrapa foi dada pelo presidente Celso Moretti durante audiência da qual participaram, além do prefeito, o deputado federal Sérgio Souza; os presidentes do Biopark, Luiz Donaduzzi; da Prati-Donaduzzi, Eder Maffissoni; do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko; da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Anaide Holzbach de Araújo; e do Sindicato Rural de Toledo, Nélson Gafuri; além do secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo.

De acordo com Beto Lunitti, o processo de implantação passará agora pelas fases burocráticas em Brasília. “Trata-se de uma conquista muito significativa, um trabalho de meses em conjunto com a secretaria comandada pelo Diego Bonaldo, em que contamos com total empenho do gabinete do deputado federal Sergio Souza, presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, a quem agradecemos muito”, enalteceu.

Prefeito de Toledo (PR), Beto Lunitti fala sobre a implantação da Unidade de Pesquisa e Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Biopark

Lunitti enfatizou a importância da presença das lideranças como testemunhas do processo, compreendendo toda a dinâmica envolvida. “Uma coisa se conecta à outra, a pesquisa no ambiente apropriado que é o Biopark, e novas frentes que podem se estabelecer, como o aproveitamento da expertise da Prati-Donaduzzi na produção de medicamentos para, quem sabe, o desenvolvimento de uma linha de medicamentos para o setor veterinário”, evidenciou.

O presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, destacou que a Embrapa é um sonho que se torna realidade. Para ele, se abrirá um leque enorme de possibilidades de desenvolvimento de produtos de utilização imediata na melhoria da produtividade e da sanidade animal. “E também é uma oportunidade de trazermos professores, pesquisadores, outros cursos de grandes universidades e empresas relacionadas com o agronegócio. Estamos muito felizes e sabendo que agora teremos muito mais trabalho e responsabilidade também”, expôs.

 

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário