O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), como integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), se reuniu nesta quarta-feira (11) com o secretário-geral interino da Presidência da República, Joaquim Lima, para tratar das dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite em relação à concorrência desleal entre os países vizinhos que compõem o Mercosul.

O parlamentar informou ao secretário que essas dificuldades chegam a um ponto de gerar uma crise no setor. “O ano passado foi de muito prejuízo para a cadeia leiteira e isso é um desestímulo. Nós temos um milhão de pequenos produtores de leite no Brasil e o custo para se produzir um litro de leite aqui é de R$ 1,12, segundo a Conab. No Uruguai, é de R$ 0,60. Uma injustiça”, argumentou.

deputado sergio souza mercosul 1024x766 - Em defesa dos produtores de leite, Sérgio Souza pede revisão do Mercosul
Sérgio Souza em reunião com o secretário-geral interino da Presidência da República, Joaquim Lima.

 

Sérgio Souza lembra que a proposta do Mercosul é que se tenha um livre mercado entre os países e que isso pressupõe assimetrias e igualdade de condições. “Isso não está acontecendo e, por isso, queremos reorganizar para que de fato tenhamos um Mercosul justo”, esclareceu.

Integrantes da FPA entregaram documento com propostas para serem analisadas pelo Governo. “Queremos que o Governo convoque uma reunião com o os Ministérios envolvidos na cadeira produtiva e com os produtores para que se discuta a desigualdade existente e, assim, se possa incluir um mecanismo para acabar com essa diferença”, concluiu o deputado.

Joaquim Lima disse aos participantes da reunião que irá analisar o pedido e buscar soluções para o impasse.

Na mesa do Governo

Os Ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura já estão por dentro do assunto tratado na reunião. A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados acatou a indicação proposta por Sérgio Souza sugerindo a revisão de acordos alfandegários entre os países membros do Mercosul em relação ao leite, arroz, trigo e maçã. O expediente foi encaminhado para que analisem e adotem a medida sugerida, que é “colocar fim aos prejuízos sofridos pelo setor agropecuário com a importação desses produtos”.

Cadastre-se aqui

  • Categoria do post:Economia