Cooperativa Marcelo Camargo  300x179 - Ministério da Agricultura lança edital para selecionar cooperativas agropecuárias para o projeto Eixo Intercooperação
De acordo com o Ministério da Agricultura, há previsão de expandir a iniciativa para todo território nacional nos próximos editais. Foto de Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Atenção, cooperativas do Nordeste! O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, deu a largada para as inscrições das cooperativas agropecuárias da região para participar do projeto Eixo Intercooperação do Programa Brasil Mais Cooperativo. A pasta, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, lançou edital visando selecionar 24 entidades constituídas de acordo com a Lei Geral das Cooperativas, especialmente da agricultura familiar, com destaque para municípios localizados na área prioritária do AgroNordeste e no semiárido.

As entidades contempladas pelo edital vão receber, por exemplo, um treinamento de outras cooperativas sobre especialização em negócios, acesso a mercados, gestão e governança, aprimoramento de processos, e identificação de boas práticas. O objetivo da iniciativa é promover a intercooperação para fortalecer as entidades. As inscrições vão até o dia 26 de novembro, e devem ser feitas pelo site do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. O resultado do edital será divulgado em 17 de dezembro.

São consideradas sociedades cooperativas agropecuárias aquelas que atuam nas atividades de produção agropecuária, extrativista, agroindustrial, aquícola ou pesqueira. Cooperativas da agricultura familiar são as detentoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf Jurídica (DAP Jurídica). De acordo com o Ministério da Agricultura, há previsão de expandir a iniciativa para todo território nacional nos próximos editais. Esta primeira edição do projeto Eixo Intercooperação deverá durar um ano e contará com webinários, aplicação de diagnóstico para mapeamento de potencialidades e dificuldades, execução de tarefas práticas com acompanhamento de facilitadores e consultores especializados, entre outras atividades.

Destaques da iniciativa são as missões de intercooperação: representantes das cooperativas vencedoras do edital realizarão visitas para conhecer a atuação de entidades das regiões Sul e Nordeste reconhecidas pela excelência.

“Ao praticarmos este projeto com intercâmbio de visitação, para as pessoas verem na prática e levarem técnicos para fazerem esse desenvolvimento, estamos levando a muda da cooperativa para as diversas regiões. É levar mudas já testadas e com resultado comprovados”, disse o presidente da OCB, Marcio Lopes de Freitas.

O Programa Brasil Mais Cooperativo é uma política pública, instituída pela Portaria nº 129, de 4 de julho de 2019, do Ministério da Agricultura, que apoia o cooperativismo e o associativismo rurais por meio da oferta de assistência especializada, promoção da intercooperação, formação técnica e qualificação de processos de gestão, produção e comercialização nos mercados institucionais e privados. O programa está estruturado em 6 eixos temáticos: promoção e fortalecimento da organização social, organização da produção e qualificação de processos de gestão; apoio à intercooperação; comercialização nos mercados privados e nas compras governamentais; ações de formação e de assistência técnica; e acesso aos mercados nacional e internacional.

*Com informações complementares do Mapa

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário