A perda de recursos realizados por meio de repasses do Governo Federal aos municípios, em 2019, preocupa a Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Nesta semana, o presidente da entidade, Darlan Scalco, esteve com o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), em Brasília, e discutiram o tema. Juntos, decidiram encaminhar ao Ministério da Saúde pedido para que ao menos se repitam os tetos estabelecidos no ano passado.

deputado sergio souza scalco 1024x578 - Deputado e AMP pedem ao Ministério da Saúde revisão nos repasses do Piso de Atenção Básica
Deputado Sérgio Souza e prefeito Darlan Scalco

 

O problema do repasse está concentrado, principalmente, nos limites de incremento do Piso de Atenção Básica (PAB). Esses recursos, calculados a partir do número de habitantes dos municípios, são utilizados nas despesas de custeio na saúde municipal. Ocorre que, ano a ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz uma estimativa populacional com base em projeções feitas a partir dos censos de 2010 e 2000, não levando em consideração variáveis como a chegada de uma fábrica ou qualquer outro empreendimento que possa inflar a população de algum município.

De acordo com Darlan Scalco, que é prefeito de Pérola (PR), as receitas municipais ficarão comprometidas caso o Ministério da Saúde não reveja esta norma. “A gente pede para que o governo reveja isso, que repita o teto de 2018. Os recursos do PAB são importantíssimos para mantermos o atendimento à população. Em Pérola, por exemplo, nossa população cresceu, mas os repasses diminuíram”, lamentou.

Em resposta ao problema, Sérgio Souza fez uma Indicação Legislativa 801/2019 ao ministro Luiz Henrique Mandetta. Nela, o parlamentar lembra que o IBGE fará um novo censo em 2020 e que, assim, a manutenção do teto praticado em 2018 seria a forma mais justa de se encaminhar a questão. “O Congresso Nacional aprovou a Lei Complementar 165 agora, em 2019. Nela, fica clara a manutenção dos repasses a título de Fundo de Participação dos Municípios em caso de diminuição da estimativa populacional do IBGE. Então, repetir o teto de 2018 é mais que importante, é justo”, afirmou.

Pacto Federativo

Situações como esta do PAB mostram a necessidade de uma revisão do Pacto Federativo Brasileiro. Para Scalco, isto resolveria até 70% dos municípios. “As pessoas moram nos municípios. Os prefeitos precisam ter recursos para atenderem o que realmente a população necessita. Hoje, os municípios ficam com algo perto de 18% das receitas. Se isso chegasse a 30%, já seria uma mudança importante”, finalizou.

Cadastre-se aqui

Este post tem um comentário

  1. Associação dos amigos do bairro da Lavrinha ABLA

    Parabéns DEPUTADO SÉRGIO SOUZA, que também trabalha em defesa dos municípios, como agradecemos seu trabalho no nosso município de PINHALÃO no NORTE PIONEIRO

    Atenciosamente

Deixe um comentário