brumadinho 300x200 - Brumadinho: Rompimento da barragem será investigada por Comissão externa da Câmara
Câmara vai investigar causas do rompimento da Barragem de Brumadinho

Foi publicado no Diário da Câmara dos Deputados desta terça-feira (29) a criação da Comissão Externa instituída para acompanhar as investigações relacionadas ao rompimento da barragem de Brumadinho (MG), ocorrida na última sexta-feira (25). O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) é um dos membros que trabalhará para entender os motivos que ocasionaram o desastre. O grupo deve ir a Brumadinho nos próximos dias, sem ônus à Casa.

Para Sérgio Souza, as questões de segurança nas barragens têm que ser o foco das atenções dos parlamentares. “Em três anos tivemos duas tragédias de grandes proporções, que como parlamentares não podemos nos omitir. Precisamos entender as causas para que possamos evitar, com leis, novos acidentes”, comentou o parlamentar.

Sérgio Souza lembra que no Paraná existem cerca de 450 barragens sendo que apenas 17,5% receberam alguma inspeção desde 2015, segundo relatório apresentado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em novembro de 2018. Do total de edificações no Paraná, três delas abrigam resíduos minerais – uma em Adrianópolis, outra em Campo Magro e uma em Figueira. “Se as barragens não estão tendo fiscalização adequada precisamos criar mecanismos para que essa falha não ocorra. Acredito que o trabalho desta comissão ajudará a diminuir as chances de que novos acidentes ocorram. Esse é o nosso objetivo”, afirmou Sérgio Souza.

Cadastre-se aqui

  • Post category:Notícias

Deixe um comentário