Em missão oficial à China, o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), acompanhou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em encontros para viabilizar a abertura de novos mercados aos produtores brasileiros. A expectativa é aumentar a exportação de carne, frutas e vegetais ao país asiático.

Após reunião no GACC da China, órgão responsável pelas questões sanitárias e fitossanitárias, o parlamentar se mostrou otimista. “Foi uma reunião muito importante, em especial para produtores de frutas e proteína animal. O Brasil é uma potência na produção de alimentos reconhecida pelo mercado asiático”, afirmou.

deputado sergio souza china 2 1024x595 - Na China, missão oficial brasileira trabalha para abrir novos mercados ao agro
Comitiva brasileira com membros do governo chinês

Por sua vez, a ministra Tereza Cristina divulgou vídeo em que mencionou os produtos que podem movimentar os mercados brasileiro e chinês. “Muitas coisas caminhando com muita celeridade. Devemos anunciar, no Brasil, a abertura do mercado do melão do Brasil para a China e da pera da China para o Brasil”, comentou.

Carne brasileira

Em setembro, o Ministério da Agricultura do Brasil recebeu comunicação do governo chinês sobre a liberação de 25 novos estabelecimentos brasileiros aptos a exportar carnes para a China. Com isso, o número de frigoríferos habilitados a vender ao mercado chinês chega a 89.

A notícia impulsionou o mercado de proteína animal, que já registrava saldo positivo em 2019. A expectativa é que os produtores brasileiros consigam atender parte da grande demanda chinesa por carne. Segundo o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming, a China deverá dobrar o seu consumo de carne bovina até 2026.

Veja o vídeo abaixo

Cadastre-se aqui

  • Post category:Notícias

Deixe um comentário