A nova diretoria da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados tomou posse, nesta terça-feira (21), na Câmara dos Deputados. O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) assumiu a presidência do colegiado.

O parlamentar terá a responsabilidade de coordenar as ações da Frente no próximo ano. O objetivo é consolidar os direitos desses municípios com novas alternativas econômicas para os lagos gerados pelas usinas como, por exemplo, a geração de pescados em tanques-rede, a pesca esportiva, turismo e lazer.

Confira galeria de imagens do evento

Sérgio Souza disse estar honrado em presidir a frente, já que trabalha em prol dos municípios sedes desde 2013. “Teremos grandes desafios pela frente e começaremos com muito trabalho para que possamos avançar ainda mais nessa pauta que é justa, muito justa”, enfatizou.

Amusuh07 1 1024x682 - Sérgio Souza assume presidência da Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados
Sérgio fala durante posse da diretoria

Para o novo presidente, ter áreas alagadas traz prejuízo, mas também oportunidades. “Os municípios alagados têm oportunidade de desenvolver o turismo na região e de investir na aquicultura. Isso ainda não está sendo utilizado da maneira correta”, comentou Sérgio Souza.

O deputado paranaense lembrou, ainda, que o país tem a maior costa marítima do planeta e que ainda importa 60% do pescado que consome. “Temos 12% da água de superfície do planeta, temos áreas alagadas por hidrelétricas praticamente em todas as unidades federativas do Brasil, e mesmo assim importamos pescado. Uma vergonha”, destacou.

O presidente da Associação Nacional dos Municípios Sede de Usinas Hidroelétricas (Amusuh), Lucimar Salmória, a Frente Parlamentar só tem a ganhar com a coordenação de Sérgio Souza. “Com certeza o deputado vai capitanear grandes batalhas no comando desta Frente. Estamos muito bem representados e estamos juntos nessa empreitada”, concluiu.

Outras atuações

Eleito para o segundo mandato de deputado federal, Sérgio Souza se destaca na Casa e é eleito para assumir várias frentes de trabalho no parlamento. Atualmente, é presidente da Comissão de Finanças e Tributação, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, secretário-geral da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e relator da MP 867/18, que prorroga o prazo de adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) até 31 de dezembro de 2020.

Assista reportagem sobre a posse

Veja vídeo institucional

Cadastre-se aqui

0 0 votes
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x