Deputado Federal, Paraná, Sérgio Souza

Natural de Ivaiporã, no Paraná, o deputado federal Sérgio Souza nasceu em 13 de março de 1971. Formado em Direito pela Universidade Tuiuti, com especialização em Direito Eleitoral na UniCuritiba, ele é norteia sua atuação política na luta contra a corrupção e em favor do Estado Democrático e de Direito.

Suas concepções de Justiça foram ainda mais fortalecidas em função do trabalho realizado enquanto servidor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e no exercício da advocacia no escritório Sérgio Souza & Advogados Associados.

Senado Federal

Sua vida política tem início mais efetivo após a eleição, em 2010, para a primeira suplência no Senado Federal. Assumiu, em 2011, a titularidade do cargo, onde permaneceu até 2014.

No Senado Federal, relatou a PEC do Voto Aberto, promulgada como Emenda Constitucional 76/2013, que acabou com o voto secreto para votação de perda de mandato de senadores e deputados. Depois desta importante conquista da sociedade, 11 parlamentares perderam o mandato. E o melhor disso tudo é que todo cidadão soube como seu representante se posicionou em cada processo de cassação.

Sérgio Souza é autor do Projeto de Lei que adota como disciplinas obrigatórias, no Ensino Fundamental e Médio, a educação política, ética e social. Segundo ele, a medida ajudará na formação cidadã e republicana dos estudantes brasileiros.

Ainda no Senado, Sérgio Souza foi membro das comissões de Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; de Assuntos Econômicos; de Agricultura e Reforma Agrária; Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; de Meio Ambiente; Defesa do Consumidor; e de Fiscalização e Controle. Todo trabalho desenvolvido no Senado o credenciou a uma vaga na Câmara dos Deputados, em 2014.

Câmara dos Deputados

Na Câmara, Sérgio Souza pauta sua atuação parlamentar na defesa dos interesses do Paraná, e, mais especificamente, nas questões que envolvem agricultura, infraestrutura, educação, saúde, regularização fundiária, valorização do setor sucroenergético, rediscussão do pacto federativo, apoio aos municípios e melhoria do acesso à Justiça.

deputado sergio souza 2 300x196 - Plantando o agora pelo Paraná: Conheça Sérgio Souza
Sérgio Souza: Forte atuação em defesa da agropecuária brasileira no Congresso

Durante o atual mandato, relatou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão, única que não terminou em pizza nesta Legislatura e que apurou irregularidades que levaram a perdas de R$ 113 bilhões dos fundos da Previ, Postalis, Funcef e Petros. O relatório serviu de base para a Operação Greenfield, realizada pela da Polícia Federal, que indiciou 353 pessoas e bloqueou mais de R$ 8 bilhões dos suspeitos de fraudes em investimentos desses fundos.

Sérgio Souza é membro, ainda, das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas; Marco Telecom; Especial Pacto Federativo; Especial de Consultorias Jurídicas; Especial de Procuradorias de Estados e Municípios, além de outras temporárias.

Sua atuação também se estende para as Frentes Parlamentares em Defesa da Agricultura, da Valorização do Setor Sucroenergético, da Mineração, da Avicultura, do Combate ao Contrabando e Fiscalização, e Mista do Biodiesel, além da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop).

Números

Em sua atuação no Congresso Nacional (Senado e Câmara), fez 352 pronunciamentos, apresentou 47 Projetos de Lei, sendo 32 no Senado e 15 na Câmara, sete Propostas de Emenda à Constituição (PECs), 230 requerimentos e teve 260 matérias relatadas.

Em 7 anos de parlamento, foram 320 pronunciamentos, 33 Projetos de Lei apresentados, sete Propostas de Emenda à Constituição (PEC) e 181 requerimentos aos diversos órgãos públicos. Além disso, Sérgio Souza relatou 285 matérias.

Cadastre-se aqui




Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar