É proibida a renovação dos contratados de pedágios nas rodovias do Paraná. Esta proibição, feita pela Lei Federal 13.448/2017, contou com o trabalho contundente do deputado Sérgio Souza. Relator da proposta, ele inseriu no texto o mecanismo que impede a renovação sem que esteja prevista no contrato original.
“Colocamos um dispositivo que proíbe a renovação dos contratos de concessões de rodovias da década de 90, que têm os pedágios mais caros do Brasil e um dos mais caros do mundo. O dispositivo diz que só é permitida a prorrogação se houver a previsão expressa no contrato original ou no edital de licitação original. Isso, na prática, engessará toda e qualquer prorrogação do Anel de Integração no Paraná”, explicou.
Mesmo sob forte resistência da oposição contra a proposta, a atuação de Sérgio Souza foi determinante para a aprovação da lei que considera os pedágios como entidades abusivas, que sangram o setor produtivo. Na ocasião, parlamentares da oposição tentaram retirar a proposta da pauta de votação do plenário da Câmara dos Deputados, mas foram derrotados por 202 votos contra 68.
>> Conheça o Especial sobre Pedágios
Veja outros projetos
BALANÇO
Comissão de Agricultura e Pecuária fecha ano com recorde de ações
FUNRURAL
Novo refinanciamento de dívidas dos agricultores se torna realidade
PATRIMÔNIO
CPI dos Fundos de Pensão bloqueia R$8bilhões de suspeitos
TRANSPARÊNCIA
Fim do Voto Secreto para cassação de deputados e senadores no Congresso
TERRAS RURAIS
Mediação no conflito entre indígenas e agricultores no Paraná