A taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,7% no trimestre encerrado em agosto, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgado nesta quinta-feira (27). O número é o menor patamar apresentado desde julho de 2015.

O Presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), deputado Sérgio Souza (MDB-PR) comemorou os números, lembrando que grande parte do resultado é fruto do crescimento do agro que gera emprego, renda e acesso à comida, além de ressaltar a importância do apoio do atual governo para o setor agropecuário.

“Nós não temos dúvida, o setor nunca avançou tanto quanto nos últimos anos do governo Bolsonaro, pautas que estavam paradas há mais de 20 anos avançaram no congresso e isso é importantíssimo, já que agro brasileiro é responsável por gerar renda, emprego e, se juntarmos toda a movimentação que a cadeia promove, atingimos metade do PIB do Brasil”, ressaltou Souza.

Foto SS - Taxa de desemprego cai para 8,7%, a menor desde 2015
Foto: Agência FPA

 

Em 2022, até agosto, a agropecuária gerou 110.396 novas vagas. Sérgio ressalta, que o setor ainda tem muito para crescer e para isso é necessário continuar avançando com os Projetos de Lei como a do Autocontrole, Licenciamento Ambiental, Regularização Fundiária e Pesticidas que já foram objetos de ampla discussão.

“Nossas prioridades estão traçadas e vamos continuar trabalhando por elas, mas é inegável que o agro brasileiro faz muito por todos há muito tempo. O setor produtivo é de quem vende alface na feira, mas é também de quem fabrica o caminhão, o trator, é de quem construiu a fábrica para armazenar produtos. O setor agropecuário é a representação do povo brasileiro e por isso somos responsáveis por um PIB tão expressivo”, pontuou Sérgio Souza.

Com o resultado, o Brasil lidera o ranking de países do G20 em recuo da taxa de desemprego. O país saiu de um índice de 13,1% de desempregados em agosto de 2021, para 8,7% no mesmo mês deste ano. Veja:

ranking G20 - Taxa de desemprego cai para 8,7%, a menor desde 2015
Imagem: CNN

 

Assessoria de Imprensa

 

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário