Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apresentou resultados muito positivos ao Brasil. As investigações, que tiveram como relator o deputado Sérgio Souza, foram responsáveis pelo bloqueio de mais de R$ 8 bilhões de suspeitos e resultaram no indiciamento de 200 pessoas.
Os trabalhos da CPI dos Fundos de Pensão foram focados em possíveis fraudes e má gestão de investimentos realizados em instituições como Previ, Petros, Funcef e Postalis. No relatório, Sérgio Souza também fez recomendações à Comissão de Valores Mobiliários, ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Superintendência Nacional de Previdência Complementar pela melhoria do controle de fundos patrocinados por estatais. Além disso, pediu mudanças na gestão dessas entidades como, por exemplo, a criação de um comitê de investimento e de auditoria interna.
O parlamentar também indicou a necessidade de instauração do “voto de veto”. Na prática, isso significa que patrocinadores e participantes podem impedir que investimentos que julguem temerários sejam levados adiante.