O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) tomou posse para seu terceiro mandato consecutivo, nesta quarta-feira (01), em sessão no Plenário Ulysses Guimarães. A 57ª legislatura (2023-2027). Na presença de seus familiares e amigos, prestou o compromisso legal mediante juramento, seguido da assinatura do termo de posse. Sérgio Souza obteve a décima quinta maior votação (105.661 votos) entre os trinta eleitos pelo Paraná.
Durante a solenidade, Sérgio Souza disse que neste segundo mandato vai continuar trabalhando pelas causas dos trabalhadores. “Hoje tomamos posse com o compromisso de fazermos uma política diferente, justa e do bem; uma política voltada às causas da nossa sociedade paranaense, em especial dos nossos trabalhadores, sejam eles do campo ou da cidade, estaremos juntos com você pelos próximos quatro anos”, destacou Sérgio Souza.
Quem é Sérgio Souza?
Natural de Ivaiporã, no Paraná, o deputado federal Sérgio Souza nasceu em 13 de março de 1971. Formado em Direito pela Universidade Tuiuti, com especialização em Direito Eleitoral na UniCuritiba, ele é um apaixonado membro da luta contra a corrupção e em favor do Estado Democrático e de Direito.
Suas concepções de Justiça foram ainda mais fortalecidas em função do trabalho realizado enquanto servidor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e no exercício da advocacia no escritório Sérgio Souza & Advogados Associados.
Sua vida política tem início após a eleição, em 2010, para a primeira suplência no Senado Federal. Assumiu, em 2011, a titularidade do cargo, onde permaneceu até 2014.
No Senado Federal, foi membro das comissões de Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; de Assuntos Econômicos; de Agricultura e Reforma Agrária; Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização; de Meio Ambiente; Defesa do Consumidor; e de Fiscalização e Controle.
Sérgio Souza é autor do Projeto de Lei que adota como disciplinas obrigatórias, no Ensino Fundamental e Médio, a educação política, ética e social. Segundo ele, a medida ajudará na formação cidadã e republicana dos estudantes brasileiros.
Também, no Senado, foi relator da Proposta de Emenda à Constituição, promulgada como Emenda Constitucional nº 76/2013, que acabou com votação secreta nos casos de perda de mandato para deputados e senadores e de apreciação de vetos presidenciais. Todo esse trabalho o credenciou a uma vaga na Câmara dos Deputados, em 2014.
Na Câmara, Sérgio Souza pauta sua atuação parlamentar na defesa dos interesses do Paraná, e, mais especificamente, nas questões que envolvem agricultura, infraestrutura, educação, saúde, regularização fundiária, valorização do setor sucroenergético, rediscussão do pacto federativo, apoio aos municípios e melhoria do acesso à Justiça.
No mandato de 2015 a 2019 foi membro das comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas; Marco Telecom; Especial Pacto Federativo; Especial de Consultorias Jurídicas; Especial de Procuradorias de Estados e Municípios, além de outras temporárias. Assumiu a presidência da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural no ano de 2017.
Foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão, que apurou irregularidades e desvios de quase R$ 7 bilhões nos fundos da Previ, Postalis, Funcef e Petros. O relatório serviu de base para a Operação Greenfield, realizada pela da Polícia Federal, que indiciou 353 pessoas e bloqueou mais de R$ 8 bilhões dos suspeitos de fraudes em investimentos desses fundos.
Em 2021, Sérgio assumiu a presidência da Frente Parlamentar Agropecuária para o biênio 2021-2022, onde encontrou diversos desafios em meio à pandemia da Covid-19. Mesmo em meio a restrições a Frente conseguiu avançar e aprovar dezenas de projetos importantes para o setor agropecuário nesse período.
Assessoria