Os dias 23 e 24 de fevereiro foram de atuação expressiva do deputado federal Sergio Souza (MDB-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, no que diz respeito ao estreitamento do diálogo com as diferentes – e importantes – esferas dos poderes no Congresso Nacional. Souza e membros da diretoria da bancada receberem, na manhã da terça-feira, durante a reunião do colegiado, a visita do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles. O chefe da pasta destacou a relevância do trabalho da FPA na condução de temas importantes não só para o Agronegócio como para o Meio Ambiente, como a regularização fundiária e o licenciamento ambiental.

O ministro ainda comentou sobre algumas ações programadas pelo Governo Federal no âmbito internacional para divulgar as atividades realizadas para promover o Meio Ambiente. Uma delas é mostrar, na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP 26 – agendada para novembro, na Escócia), o debate sobre a legislação que estabelece um programa de remuneração para quem preserva, que foi sancionada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Nossa estratégia na COP é discutir esse assunto de forma transparente. Chega de aceitar tudo, o Brasil e a Amazônia precisam de nós”, afirmou o ministro, ressaltando que o país é um dos que mais preserva o meio ambiente, e dos que menos emite gases de efeito estufa. Além disso, de acordo com o chefe do MMA, Código Florestal brasileiro é rigoroso e um exemplo de boas práticas com o uso de biocombustíveis, entre eles, o etanol.

Após participação na reunião da diretoria da FPA, o ministro Ricardo Salles e o deputado federal Sergio Souza participaram da inauguração da galeria de fotos dos ex-presidentes do Instituto Pensar Agropecuária. Na ocasião, cumprimentaram o atual presidente, Alexandre Pedro Schenkel, e o ex-deputado federal Nilson Leitão, que assumirá o comando do IPA. Em seguida, um almoço foi servido aos presentes na FPA, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor o programa Titula Brasil, por meio de pronunciamento do presidente do Incra, Geraldo Melo. Ele explicou, por exemplo, a iniciativa que prevê a parceria do instituto com as prefeituras para dar agilidade, automatizar e desburocratizar o processo de regularização fundiária e a entrega de títulos de propriedade.

Na tarde de terça, Sergio Souza e parte da diretoria da FPA tiveram encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A conversa envolveu a necessidade de avanços em assuntos como a criação dos Fundos de Investimento para o Setor Agropecuário (FIAgro) e a PEC Emergencial.

“Nós definimos uma pauta de trabalho que passa por uma série de projetos no legislativo. Não vamos aprovar nada na calada da noite, seremos transparentes, do jeito que exige a sociedade brasileira para o nosso setor”, declarou Sergio Souza.

Do Senado, Souza seguiu para a Procuradoria-Geral da República, acompanhado dos deputados Pedro Lupion, Alceu Moreira e Domingos Sávio, para encontro com o PGR Augusto Aras. Lá, a pauta abordou processos judiciais e extrajudiciais sobre questões indígenas, ambientais, defensivos agrícolas, transgênicos e tabelamento de frete. Por fim, aa quarta-feira, 24, foi a vez do presidente da FPA e parte da diretoria da bancada apresentarem a pauta prioritária do colegiado ao ministro da Casa Civil, general Braga Netto, e à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

“As pautas do Agro são as pautas do Brasil”, concluiu o deputado federal paranaense Sergio Souza.

FPA Salles2 300x225 - Presidente da FPA, deputado Sergio Souza tem importantes encontros em Brasília para debater a pauta prioritária da bancada. Confira!
Ministro Ricardo Salles na FPA. Foto de Patrícia Fahlbusch/Ascom deputado Sergio Souza
IPA3 300x225 - Presidente da FPA, deputado Sergio Souza tem importantes encontros em Brasília para debater a pauta prioritária da bancada. Confira!
Ministro Ricardo Salles e Sergio Souza participam da inauguração da galeria de fotos de ex-presidentes do Instituto Pensar Agropecuária. Foto de Patrícia Fahlbusch/Ascom deputado Sergio Souza

 

PGR1 300x200 - Presidente da FPA, deputado Sergio Souza tem importantes encontros em Brasília para debater a pauta prioritária da bancada. Confira!
Souza e membros da FPA com o PGR Augusto Aras: alinhamento do diálogo. Foto de Leonardo Prado/Ascom PGR

 

Braga Netto4 300x200 - Presidente da FPA, deputado Sergio Souza tem importantes encontros em Brasília para debater a pauta prioritária da bancada. Confira!
Sergio Souza teve encontro com o ministros da Casa Civil, general Braga Netto, da Agricultura, Tereza Cristina. Foto da Ascom da Presidência da República/Casa Civil

 

Pacheco5 300x204 - Presidente da FPA, deputado Sergio Souza tem importantes encontros em Brasília para debater a pauta prioritária da bancada. Confira!
Presidente da FPA e parte da diretoria da bancada entregam a pauta prioritária do colegiado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto de Patrícia Fahlbusch/Ascom deputado Sergio Souza

Cadastre-se aqui

Deixe um comentário