A Comissão de Agricultura e Pecuária, presidida pelo deputado Sérgio Souza, trabalhou intensamente para cumprir as demandas e encerrar as atividades em 2017 com recorde de ações. Foram 243 proposições apreciadas, 81 reuniões e 51 projetos aprovados.
O ano não foi fácil, mas a Comissão de Agricultura não permitiu que as dificuldades fossem um impedimento para a realização dos trabalhos. Entre matérias apreciadas e aprovadas, Audiências Públicas, reuniões com ministros e aprovações de emendas orçamentárias, o deputado Sérgio Souza atuou com firmeza para que as pautas, em sua maioria, não ficassem para depois.
Entre os textos aprovados estão: A renegociação de dívidas oriundas de operações de crédito rural ou agroindustrial contratadas por produtores rurais e suas cooperativas ao amparo do Programa Nacional do Álcool (Proálcool); o Projeto de Lei 7.578/2017, que institui o programa de operação e registro de ativos de natureza intangível originários da atividade de conservação florestal, denominado Patrimônio Verde; e a prioridade para a titulação individual na reforma agrária.
Vale ressaltar, também, a importância dos requerimentos encaminhados à Comissão e as Audiências Públicas, convocadas por Sérgio Souza, para discussões consideradas de extrema importância, tais como: análise dos critérios econômicos adotados para a autorização da importação de leite e impactos dessas políticas na cadeia produtiva; debater as questões referente as invasões de propriedades rurais por indígenas; a proibição da renovação dos pedágios das rodovias e ferrovias no Paraná; e as novas normas RIISPOA e FUNRURAL.