O parlamentar destacou que durante seu mandato o agro conseguiu caminhar em meio a dificuldades
Em evento da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), nesta quarta-feira (14), o presidente, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), fez um balanço de sua gestão frente à bancada, no biênio de 2021/22. A reunião contou com a presença do ministro da Agricultura, Marcos Montes, do ministro de Meio Ambiente, Joaquim Leite, e do ministro de Relações Exteriores, Carlos França. Durante a apresentação, o parlamentar destacou que “nos últimos anos se compreendeu que não há divergência entre o agro e o meio ambiente e sim convergência.”
Sérgio Souza destacou que semanalmente a FPA se reúne para debater as pautas e temas do setor. “Nossas pautas não param e essa semana nas Comissões aprovamos dois projetos importantíssimos: Bioinsumos e das sementes. E ontem aprovamos a urgência do PL 36/2021, que trata da prorrogação do PRA.”
“Construímos grandes projetos como o FIAgro, que vai ser um grande financiador do agro brasileiro. Sabemos dos desafios que vem pela frente. Não avançamos como queríamos no Senado, mas sabemos do esforço de lá, somos incansáveis e não desistimos. Se concluirmos com isso, o nosso legado mostra que a união de parlamentares e ministros faz o Brasil vencer, a sociedade vencer.”
O presidente eleito, deputado Pedro Lupion (PP-PR), que irá suceder Sérgio Souza, destacou que a missão não foi fácil, pois enfrentou pandemia e também a guerra da Ucrânia. “Com a união da nossa equipe conseguimos que se pautasse nossos projetos. Avançamos muito em projetos difíceis e estruturantes do nosso setor.”
Lupion falou ainda da responsabilidade ao assumir o cargo no próximo ano. “Estou assumindo em fevereiro e temos a responsabilidade de ter o jogo de cintura necessários para beneficiar o nosso setor. Com auxílio da nossa bancada vamos conseguir avançar nas nossas pautas. Nós temos capacidade de atuação para defender nossos produtores.”
A senadora eleita, Tereza Cristina (PP-MS), ressaltou que a cerimônia é um dia de agradecimento e emoção. “Quero dizer que dessa Casa saíram dois ministros, Tereza Cristina e Marcos Montes. Tenho certeza que fizemos o nosso melhor e espero que tenhamos representado bem essa Frente, trabalhando pelo nosso setor. Agradeço muito, tudo que eu construí como deputada foi nesta Casa. Todos os meus passos na Câmara Federal eu devo a esta Frente.”
O senador Zequinha Marinho (PL-PA) ressaltou em seu discurso o trabalho da FPA feito durante o mandato do presidente Sérgio Souza, no biênio 2021/2022. “Podemos ver a bancada como a maior do Congresso Nacional e fazendo o melhor para esse setor que mais alavanca a economia do país. Quero agradecer a oportunidade que tive de aprender e de colaborar.
O ministro da Agricultura, Marcos Montes, demonstrou alegria em ver a bancada pujante e dinâmica. “Eu tive uma belíssima experiência dentro do Ministério ao lado da excelentíssima Tereza Cristina, onde nós trabalhamos o agro de dentro para fora. Ontem, na reunião da FPA eu senti saudade de participar mais ativamente dos debates e discussões na busca do melhor para o país.”
Já o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse que: “a todos que estão aqui, eu ressalto o quanto é feliz ser ministro com essa bancada junto comigo na jornada. Parlamentares que lutam e acreditam na nossa agricultura, referência mundialmente pela sua sustentabilidade e que conseguiram transformar emissões que antes eram passivos, em ativos para impulsionar o setor”.
Carlos França, ministro das Relações Exteriores, agradeceu a todos e destacou que o trabalho que a FPA faz é importante para todos. “Faz do Brasil um país que produz e que preserva. O agro é muito eficiente, cada ano produzimos mais. O êxito do agro no Brasil torna o trabalho do ministro muito mais fácil.”